Environmental Science

Publicação Docente

Artigo publicado na Environmental Science tem o prof. Paulo Scalco como um dos autores e analisa o aumento diário do COVID-19.

O COVID-19 tem se espalhado em taxas diferentes em países diferentes. Quais são as causas dessa diferença? Nesse artigo os autores testam o efeito de três classes de preditores: socioeconômico, climático e de transporte, sobre a taxa de aumento diário do COVID-19 em sua fase exponencial. Os resultados mostram que o tamanho da população e as conexões globais, representadas pela importância dos países na rede global de transporte aéreo, são as principais explicações para a taxa de crescimento inicial do COVID-19 em diferentes países. O clima e a socioeconomia, por outro lado, não tiveram efeito significativo nesta análise do quadro geral.

Esses resultados indicam que as alegações iniciais de que a taxa de crescimento da COVID-19 seria menor em países mais quentes e úmidos deveriam ser tomadas com muito cuidado, correndo o risco de perturbar políticas bem estabelecidas e eficazes, como o escaneamento de passageiros em fronteiras internacionais e identificação de sintomáticos, além das políticas de isolamento social que poderiam ajudar a evitar taxas de mortalidade mais elevadas devido ao colapso dos sistemas nacionais de saúde.

 

Artigo: Global expansion of COVID-19 pandemic is driven by population size and airport connections
Autores: Marco Tulio Pacheco Coelho, João Fabrício Mota Rodrigues, Anderson Matos Medina, Paulo Scalco, Levi Carina Terribile, Bruno Vilela, José Alexandre Felizola Diniz-Filho, Ricardo Dobrovolski
Link para a publicação: https://peerj.com/articles/9708/#

Fonte: PPGECON

Categorias: Geral publicacao