Atualizada em 22/02/22 21:43

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON) da FACE-UFG iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2015, tendo sido aprovado na 156ª reunião do Comitê Técnico Científico da CAPES em dezembro de 2014. O PPGECON funciona na FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACE/UFG, localizada no Campus II - Samambaia.

Atualmente é oferecido o curso de Mestrado Acadêmico em Economia. Sua área de concentração em Economia Aplicada reflete a ênfase na aplicação de sólidos fundamentos de Teoria Econômica e Métodos Quantitativos na análise de problemas específicos. Ela é, tipicamente, caracterizada pela transposição de elementos de análise abstrata da Teoria Econômica à investigação científica aplicada em diferentes campos da Economia.

Objetivos do Curso e Perfil do Egresso:

O curso de mestrado acadêmico em Economia, com área de concentração em Economia Aplicada, da UFG, tem como objetivo formar recursos humanos aptos a exercerem atividades de docência e pesquisa, relacionadas à análise econômica aplicada de problemas específicos, tanto de interesse do setor público como privado. Especificamente, se pretende fornecer uma sólida formação em teoria econômica e métodos quantitativos, capacitando os alunos a realizar pesquisas teóricas e aplicadas de excelência acadêmica. Especial atenção será dada ao tratamento de questões econômicas vinculadas com as organizações, os mercados, as políticas econômicas e as políticas públicas.

Independente da linha de pesquisa, o perfil dos egressos do programa de mestrado acadêmico em Economia será de profissionais preparados para atuarem como pesquisadores e/ou professores em instituições de ensino superior e aplicar os conhecimentos das Ciências Econômicas na investigação de problemas enfrentados pelas empresas e órgãos governamentais. Além disso, os alunos estarão habilitados a seguirem estudos (doutorado) em várias áreas do conhecimento que são suportados pela área econômica.

Missão
A missão do PPGECON é desenvolver o conhecimento na área de Economia Aplicada e formar cidadãos capazes de pensar os problemas econômicos de maneira integral, propor soluções e de atuar como profissionais éticos comprometidos com a sociedade, principalmente a goiana.

Linhas de Pesquisa:

Métodos Quantitativos Aplicados e Mercados (MQM): esta linha de pesquisa aborda temas ligados à aplicação de modelos econométricos e estatísticos aos diferentes tipos de mercados (regional e nacional) buscando compreender suas especificidades socioeconômicas, tais como, o nível e a concentração, o papel das instituições e governança das transações, entre outros. Ressalta-se que, diante da vocação do estado de Goiás para as atividades ligadas ao agronegócio, esta linha trabalha com modelos aplicados: a comercialização, a análise de cadeias produtivas, a organização industrial e a nova economia institucional.

Modelos Econômicos e Políticas Públicas Aplicadas ao Contexto Socioeconômico (MEPP): esta linha de pesquisa aborda a aplicação de modelos econômicos e de métodos quantitativos na busca do entendimento da dinâmica micro e macro do crescimento, ciclos e políticas macroeconômicas, sistema financeiro bancário e avaliação de políticas públicas voltadas à aspectos ligados à economia da saúde, de gênero, do trabalho, da educação, defesa da concorrência e demais aspectos socioeconômicos.

PPGECON

Programa de Pós Graduação em Economia