RevistaEconomiaUFPA

Publicação Docente e Discente

Efeitos do desalinhamento da taxa real de câmbio sobre o crescimento econômico - Kerssia P. Kamenach, Sérgio Meyrelles Filho, Fabrício J. Missio e Stefan W. D’Amato

Artigo desenvolvido a partir da Dissertação de Mestrado da egressa Kerssia Kamenach, sob orientação do prof. Sérgio Meyrelles Filho e co-orientação do Professor Fabrício Missio (Cedeplar/UFMG).

Resumo: O objetivo do artigo é analisar empiricamente os efeitos do desalinhamento da taxa real de câmbio sobre o crescimento econômico. Para tanto, por meio da metodologia de dados em painel, testamos essa relação econometricamente para uma amostra de 96 países no período de 2001 a 2014. A novidade do trabalho está na amostra, no período analisado e na especificação das variáveis de controle, o que inclui o índice de complexidade econômica (ICE). Esse índice é utilizado como uma proxy para o nível de desenvolvimento tecnológico. Os resultados indicam que a manutenção de uma taxa real de câmbio subvalorizada afeta positivamente o crescimento econômico, especialmente para países em desenvolvimento.

Link para o artigo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/71313

Fonte: PPGECON

Categorias: Notícias