AnpecRIO

Artigos do PPGECON no Encontro da Anpec

Três artigos do PPGECON foram aprovados no Encontro Nacional de Economia da Anpec deste ano.

Os artigos dos docentes Anderson Mutter e Sandro Monsueto foram aceitos para apresentação no 51º Encontro Nacional de Economia da Anpec, que ocorrerá em dezembro de 2023 na cidade do Rio de Janeiro. Os artigos são fruto da participação em prejetos de pesquisa nas áreas de banks, evasão do ensino superior e economia do trabalho.

Este trabalho investiga os efeitos da implementação de políticas macroprudenciais restritivas na composição da receita bancária, que corresponde a distribuição das receitas derivadas de juros e as receitas derivadas de outras fontes. Utiliza-se uma abrangente base de dados de 691 bancos em 31 diferentes países, emergentes e desenvolvidos, referente ao período 2010-2020. Os dados macroprudenciais foram retirados da base de dados iMaPP (Integrated Macroprudential Policy Database). Os dados bancários foram obtidos da base de dados Thomson Reuters e os dados macroeconômicos da base de dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Para as estimações, utiliza-se o método de dados em painel com efeito fixo. Os resultados indicam que políticas macroprudenciais restritivas aumentam a participação de receitas derivadas de outras fontes na composição da receita dos bancos. Além disso, as ferramentas macroprudenciais LFC e LFX foram as responsáveis pelos maiores aumentos observados.

Este trabalho objetiva explorar o papel desempenhado pela região de residência dos estudantes no fenômeno da evasão acadêmica no ensino superior, com base na hipótese de que os fatores relacionados à localidade de moradia do estudante são capazes de influenciar a decisão de abandono ou conclusão do curso. Para isso, utilizam-se dados da UFG disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Graduação, dos discentes ingressantes entre 2015 e 2022, onde a partir do CEP de residência são extraídas informações sobre vizinhos próximos e uma proxy alternativa para o nível de renda ou características socioeconômica. A estratégia empírica adotada consiste no uso de modelos de duração, bem como o estimador não-paramétrico de Kaplan-Meier. Em síntese, os resultados mostraram que uma maior concentração de vizinhos próximos reduz a evasão no contexto analisado, sugerindo que a interação comunitária entre os estudantes de ensino superior se traduz em maiores chances de sobrevivência acadêmica. Ademais, os resultados indicam que estudantes mais ricos possuem maiores chances de sobrevivência ao curso.

O presente artigo testa a hipótese de existência de discriminação do cliente no processo de avaliação de docentes pelos discente, usando dados de uma rede de ensino profissionalizante. Tomando docentes como vendedores, discentes como clientes e a nota da avaliação de desempenho como preço pelo serviço, as regressões estimadas mostram evidências da presença deste tipo de discriminação, em que docentes pretos e pardos recebem avaliações mais baixas, mesmo após o controle de variáveis observáveis. A discriminação parece mais relevante nas aulas realizadas na modalidade presencial, quando se aumenta a informação sobre a raça do vendedor. Os resultados fornecem novas evidências para a literatura e possuem importantes implicações sobre o nível de produtividade e satisfação dos profissionais.