
TD-061 - Determinantes da Evasão nos Cursos de Graduação da FACE-UFG
Adriana Moura Guimarães e Sandro Eduardo Monsueto.
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise do fenômeno da evasão acadêmica entre estudantes de graduação da FACE-UFG, uma Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Goiás. Diferente de outras análises sobre o fenômeno, este artigo tenta captar a evasão acadêmica antes que ela ocorra, identificando o perfil dos alunos mais propensos a abandonar o curso. Para tanto, foram aplicados questionários entre os alunos matriculados nas graduações em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. A estimativa de um modelo de probabilidade permite constatar que, além de apresentarem perfis bem diferentes entre si, os discentes das três formações são afetados de formas distintas por esses perfis quando se trata de decidir abandonar. Os modelos mostram que fatores relacionados com a forma de escolha do curso, se por pressão ou influência dos pais, desempenho acadêmico, como também a insegurança com o futuro mercado de trabalho, são mais relevantes para explicar o desejo do aluno em evadir do que as características sociais e demográficas. Com base nestes resultados, são propostas uma série de linhas gerais de ação para tentar reduzir os problemas de evasão acadêmica e mitigar seus impactos sobre os alunos e instituição.
TD-061 - Determinantes da Evasão nos Cursos de Graduação da FACE-UFG