Estrutura Curricular

Atualizada em 08/11/20 14:03

Os discentes do curso de mestrado devem cumprir 24 créditos em disciplinas, sendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em optativas. Os discentes também devem completar o mínimo de 2 créditos em atividades complementares, além de um Estágio Docência. Cada crédito corresponde a 16 horas de atividades em disciplinas ou a 48 horas de atividades complementares. Por fim, os discentes do programa devem passar por um processo de defesa do projeto de dissertação (Qualificação) e a defesa pública da Dissertação.

Disciplinas Obrigatórias (4 créditos cada):

Econometria: Modelo de regressão linear clássico. Diagnóstico e análise dos pressupostos do modelo clássico. Multicolinearidade. Heterocedasticidade. Autocorrelação. Modelos de equações simultâneas. Estimadores de Mínimos Quadrados de dois (2SLS) e três (3SLS) estágios; Introdução a modelos de regressão com dados em painel. Modelos com variáveis defasadas; Introdução à análise de séries temporais.

Economia Matemática: Sequências e séries de números reais. Topologia no Rn. Funções contínuas. Funções diferenciáveis. Convexidade. Teoremas de ponto fixo. Otimização estática. Equações diferencias ordinárias. Introdução à otimização dinâmica. Princípio do máximo. Cálculo de variações e programação dinâmica. Problema geral de controle com restrições. Restrições terminais e condições de transversalidade. Tópicos especiais.

Microeconomia: Teoria do consumidor: preferências, escolha do consumidor, demanda e escolha sob incerteza. Teoria da firma: produção, maximização de lucros e minimização de custos. Equilíbrio geral competitivo e bem-estar.

Macroeconomia: Teorias do Crescimento Econômico no Longo Prazo. Ciclos Reais de Negócios. Rigidez Nominal Exógena e Flutuações Econômicas. Fundamentação Microeconômica do Ajustamento Nominal Incompleto. Modelos DSGE com Imperfeições Nominais e Ciclos Monetários. Política Monetária e Inflação. Política Fiscal e Equivalência Ricardiana.

Principais Optativas:

Avaliação de Políticas Públicas: Políticas públicas entendidas a partir da relação entre a ação governamental e os processos econômicos e políticos. Políticas Públicas de corte social. Conceitos essenciais e principais modelos analíticos para a compreensão das políticas públicas. Formulação de políticas públicas: abordagens teóricas. Pesquisa avaliativa em Políticas Públicas. Fundamentos conceituais e principais modelos analíticos para a avaliação das políticas públicas.

Desenvolvimento Econômico: As Grandes Teorias do Desenvolvimento Econômico. Demanda efetiva em economias monetárias. Teorias neokeynesianas e o papel da distribuição no crescimento. Modelos Kaldorianos de crescimento. Crescimento econômico sob restrição de demanda. Sistema Nacional de Inovações. Competitividade e Balanço de Pagamentos.

Economia, Política Monetária e Finanças: Conceito de moeda e sua natureza. A Neutralidade da moeda. Moeda exógena vs moeda endógena uma discussão sobre a coordenação entre o Banco Central e o Tesouro Nacional. Regras vs Descrição: Uma discussão sobre fixação da taxa de juros e agregados monetários. Regime de metas de inflação. Crises cambiais, bancárias, monetárias, crise subprime. Mecanismos de transmissão da política monetária: canal da taxa de juros, canal da taxa de câmbio, canal do crédito, canal dos preços dos ativos e canal das expectativas. Desenvolvimento de modelos teóricos e aplicações econométricas. Topicos avançado em DSGE e finanças e a macroeconomia aberta.

Economia Social e do Trabalho: Modelos teóricos de determinação do nível de emprego e salários. Teorias e evolução do emprego e do desemprego. Características do mercado de trabalho brasileiro e evidencias empíricas. Diferencial de salários. Salários e o papel do mercado de trabalho como fonte de renda e desigualdade. Teoria microeconômica aplicada ao mercado de trabalho e introdução aos principais indicadores sociais e do mercado de trabalho.

Mercados e preços agropecuários e do agronegócio: Conceitos gerais: agricultura, pecuária, agropecuária e agronegócios. Teoria da Comercialização de Produtos Agropecuários e do Agronegócio. Custos, distribuição e preços (margens, transmissão e custos de transação). Estrutura de Mercado. Organização e Desenvolvimento de Mercados. Planejamento da Comercialização. Armazenagem de grãos.

Microeconomia Bancária: O Modelo de Diamond-Dybvig. Corrida Bancária. Narrow banking. Incerteza Agregada. Mercado Interbancário. Corridas Bancárias e distorções de Investimento. O papel dos bancos na alocação de recursos. Adequação de capital x seguro depósito. Empréstimo de última instância. Fragilidade Financeira. Mercado de Crédito. Competição Bancária. Regulação e Supervisão Bancária.

Nova Economia Institucional: Comportamento dos agentes: racionalidade dos agentes econômicos e comportamento estratégico. Interação e diferentes níveis de ação coletiva. Instituições: conceito e importância. Visão realista da organização econômica: relação agente-principal, natureza das firmas e limites entre firmas e mercados. Custos de transação e competências. Externalidades e direitos de propriedade. Instituições e desenvolvimento.

Tópicos Especiais: Disciplina de 2 ou 4 créditos e de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global dos estudantes, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas pelo Programa.