Alunos Especiais

4. Formulário de Inscrição on-line

EDITAIS ANTERIORES

PERGUNTAS FREQUENTES:

Afim de melhor orientar os interessados em cursar disciplinas como Aluno Especial (externo à UFG) ou Alunos Regulares de Outros Programas da UFG, a Coordenação do PPE esclarece abaixo algumas dúvidas:

Existe uma regulamentação específica para os Alunos Especiais?

Sim. É a Resolução Interna nº02/2015, disponível neste link. Recomendamos a leitura atenta dos documentos desta página, em especial o Regulamento Interno do PPGECON.

O que é Aluno Especial?

É um aluno não vinculado ao programa de Pós-Graduação, mas que se encontra matriculado em alguma disciplina, obrigatória ou optativa, do curso. Podem ser alunos regulares de outros programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFG (Alunos Regulares) ou alunos sem vínculos com a UFG (Alunos Especiais). O PPGECON não faz distinção entre essas duas categorias.

Como faço para me candidatar à vaga de Aluno Especial?

Deve esperar a publicação do edital específico para alunos especiais, que costuma ser divulgado entre 30 e 15 dias antes do início de cada semestre letivo. O PPGECON realiza esforços para publicar com maior antecedência possível esses editais, mas pede a compreensão dos interessados para eventuais atrasos, uma vez que é preciso conciliar os horários do programa com as disciplinas ministradas nos cursos de graduação da UFG.

Quem pode se candidatar às vagas?

Alunos com diplomas de curso superior. De forma geral, não é exigida a formação em alguma área específica. Contudo, dependendo da disciplina, o edital pode estipular a obrigatoriedade ou preferência por determinada formação acadêmica ou a realização prévia de alguma outra disciplina.

Quais os documentos que são exigidos?

Em geral, para a inscrição são exigidas cópias de documentos pessoais, diploma de graduação, histórico e currículo Lattes. Também podem ser cobradas taxas de inscrição. Contudo, o candidato deve estar atendo ao que solicita cada Edital Específico.

São cobradas taxas de inscrição ou de matrícula?

Podem ser cobradas taxas de inscrição. Contudo, o candidato deve estar atento ao que solicita cada Edital Específico.

Quantas vagas são ofertadas?

Para cada semestre são ofertadas disciplinas diferentes e cada professor responsável define a quantidade de vagas na disciplina que irá ministrar, baseado em seu planejamento pedagógico, no conteúdo e nos objetivos da disciplina. Não há obrigatoriedade do PPGECON em ofertar vagas em todas as disciplinas e nem em preencher todas as vagas disponibilizadas.

Como é o processo de seleção?

Em geral é extremamente simples e na maior parte dos casos não é exigida a realização de alguma prova para a seleção. Contudo, cada professor escolhe entre os candidatos aqueles que mais se adequam ao perfil e objetivos da disciplina e de seu planejamento pedagógico. Pode existir exigência de formação em áreas específicas ou de ter realizado alguma disciplina prévia. O candidato deve ficar atendo ao Edital Específico de Seleção.

A inscrição pode ser feita on-line ou só presencial?

Isso é definido em cada Edital Específico.