Alunos Estrangeiros

Atualizada em 25/10/20 17:05

Visando orientar os alunos estrangeiros de convênio interessados em entrar no PPGECON, a Coordenação disponibiliza nesta página algumas informações importantes.

O Regimento Interno do PPGECON e as Normas de Pós - Graduação da UFG permitem que sejam realizados processos seletivos complementares para Alunos Estrangeiros de Convênio para atender a convênios de cooperação internacional e intercâmbios como o PEC-PG e outros. Cada programa pode definir normas específicas para o aceite de candidatos.

Para o caso específico do PPGECON, é exigido que o candidato interessado nesta modalidade de ingresso tenha a garantia de alguma bolsa de estudos durante toda a duração do curso por meio de algum convênio internacional. Na maior parte dos casos, a sequência de etapas para a seleção de Alunos Estrangeiros de Convênio no PPGECON segue é a seguinte:

1º. O Candidato envia a solicitação de carta de aceite, junto com os documentos solicitados pelo PPGECON

2º. O PPGECON analisa a solicitação, tomando como fundamento a adequação do perfil do aluno às exigências do Programa, o edital de bolsa ou convênio a qual concorre o candidato, o projeto de pesquisa e a disponibilidade de orientador no Programa.

3º. Caso seja aceito, o Programa emite uma Carta de Aceite Provisória, que condiciona o aceite definitivo à aprovação no processo seletivo de bolsa ou convênio do candidato. Esta carta não garante a matrícula do candidato, apenas o habilita a seguir concorrendo à bolsa ou convênio específico.

4º. O candidato anexa a Carta de Aceite Provisório ao seu processo de seleção de bolsa/convênio.

5º. Se o candidato é aprovado no edital de bolsa a que concorre, ele recebe a Carta de Aceite Definitiva do PPGECON e poderá fazer a matrícula no Programa junto com os demais alunos, de acordo com o calendário letivo.

O PPGECON lembra ainda que os trâmites de visto e permanência no Brasil são de responsabilidade do aluno. Também é necessário que o mesmo verifique se a UFG permite o tipo de convênio que deseja se candidatar. Para essas duas questões, recomendamos entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais da UFG - DRI/UFG

Recomendamos também que os candidatos estrangeiros de convênio interessados em nosso Programa leiam as demais informações abaixo:

O que é um Aluno Estrangeiro de Convênio?

É um estudante estrangeiro que entra no PPGECON por meio de convênios ou editais específicos de colaboração internacional.

Quais os documentos que devem ser enviados pelo candidato estrangeiro de convênio?

Os candidatos interessados devem enviar necessariamente os seguintes documentos, em formato pdf, para o e-mail ppgecon.face@ufg.br:

1. Currículo Vitae.

2. Comprovante oficial de titulação acadêmica.

3. Histórico Escolar.

4. Projeto de Pesquisa.

5. Algum documento oficial de identificação com foto (passaporte, identidade, etc.).

6. Cópia ou link do Edital que contém as informações sobre o programa de bolsas.

Outros documentos podem ser solicitados pela Coordenação do Curso.

Qual o período de inscrição nesta modalidade?

- A inscrição é de fluxo contínuo, se adaptando às necessidades dos editais de bolsa e convênios internacionais. Contudo, tenha em mente o  calendário letivo, principalmente as aulas das disciplinas obrigatórias do primeiro semestre.

Quando as aulas se iniciam?

- As aulas no PPGECON, em geral, se iniciam no mês de fevereiro de cada ano, com as disciplinas obrigatórias do primeiro semestre.

Essa é a única forma de ingresso de alunos estrangeiros?

- Não. Os alunos estrangeiros também podem participar dos editais tradicionais de seleção

O PPGECON fornece bolsa específica para Alunos Estrangeiros de Convênio?

- Não. A bolsa é de responsabilidade do convênio internacional ao qual o aluno se candidata.

É necessário ter a bolsa para efetivar a matrícula no PPGECON?

- Sim, caso o candidato estrangeiro de convênio seja selecionado por meio dos procedimentos descritos nesta página. Caso ele participe dos editais tradicionais de alunos regulares, são válidas as normas específicas de cada edital e a existência de bolsa não é requerida.

O PPGECON exige exame de suficiência ou proficiência em português?

- O PPGECON não faz essa exigência, mas é necessário verificar se isso não é exigido no edital de bolsa ou convênio específico. Além disso, as aulas são ministradas em português, o que exige do candidato um conhecimento prévio mínimo do idioma.